segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

DE COMANDANTE


"A argila fundamental de nossa obra é a juventude. Nela depositamos todas as nossas esperanças e a preparamos para receber idéias para moldar nosso futuro."

"Não quero nunca renunciar à liberdade deliciosa de me enganar."

"A revolução se faz através do homem, mas o homem tem de forjar, dia a dia, o seu espírito revolucionário."

"Nós, socialistas, somos mais livres porque somos mais perfeitos; somos mais perfeitos porque somos mais livres."

"Em nosso trabalho de revolucionário, a morte é um acidente freqüente."

"A reforma agrária radical é a única que pode dar a terra ao camponês."

"Há que endurecer-se, mas sem jamais perder a ternura."
(Che Guevara)





Há mais de quarenta anos, tombava em La Higuera, nas selvas bolivianas, o comandante revolucionário Ernesto Che Guevara assassinado pelo exército boliviano em colaboração com a CIA (serviço de espionagem americano).
Che, hoje, é lembrado em todo o mundo pelo exemplo de despreendimento, idealismo e determinação em sua luta por justiça social e liberdade e na construção do “homem novo”.
Che foi “uma flor arrancada prematuramente do caule”, como disse recentemente Fidel Castro. Quatro décadas depois de seu covarde assassinato, a vida, as idéias e, sobretudo, a ação revolucionária são lembradas no mundo inteiro por todos aqueles que continuam a se indignar contra as desigualdades sociais e contra as opressões de todos os tipos. E hoje é um dia especial nas terras que Che tombou, a Bolívia traça seu destino sem o julgo do imperialismo americano ou de seus vassalos (elite boliviana).
Evo Morales é o homem do qual Che dizia que há que ser forjado, dia a dia. Evo é exemplo maior de que a luta de Che por uma América Latina livre não foi inútil, como insistem em afirmar os reacionários.
Até a vitória sempre, Comandante!!

Nenhum comentário: