domingo, 4 de janeiro de 2009

CANDIDATO CELULAR




Passada a campanha eleitoral e tomada a posse dos cargos eletivos, fica a pergunta: Nosso sistema eleitoral é justo? Em todas as eleições os partidos contratam equipes para cuidar da imagem de seus candidatos. Em geral, equipe comandada por um publicitário que não hesita em mentir para o povo, o que importa é tomar o poder para assaltar o erário.

Qualquer manual de marketing, desses que ensinam a vender celulares para aquelas pessoas que nem conseguem comer o suficiente para manter sua vitalidade, aconselha o vendedor a estar convencido da qualidade de sua mercadoria. Por isso, em muitas campanhas eleitorais no programa de TV o publicitário omite o pensamento político do candidato, e confunde o eleitor, para que este vote em qualquer boneco de ventríloquo.

Contudo, o mais dramático é constatar que se troca a ideologia e a ética pela estética. Não importa se o candidato é bandido, corrupto ou incompetente, se seus seguidores são ladrões do dinheiro público. Uma boa imagem fala mais que mil palavras. Assim, opera-se a progressiva despolitização da política, que é um dos objetivos do neoliberalismo. Tira-se a política do âmbito público como ferramenta de promoção do bem comum, para reduzi-la ao âmbito privado, à escolha de candidatos baseada, não em propostas e programas, e sim em simpatias e empatias.

Foi assim, que nosso butocado ex-prefeito conseguiu eleger um inexpressível candidato, sem proposta e ideologia política, ao cargo máximo do município. Pobre povo angrense!

Um comentário:

Anônimo disse...

É POR ISSO QUE ESCOLHI VOCÊ PARA SER MEU PROFESSOR!
CARO E NOBRE PROFESSOR,VENHO EXPRESSAR TODA MINHA INDIGNAÇÃO PELA POLÍTICA IMPLANTADA EM NOSSA CIDADE.DECEPÇÃO COM A JUSTIÇA DO HOMEM PERMITINDO CORRUPTOS EXERCEREM CARGOS DE AUTORIDADES.
SEI QUE A LUTA NÃO É FÁCIL. FICO EMOCIONADA AO LHE DIZER ISTO. POIS, O ADMIRO MUITO POR SUA COMPETÊNCIA E DIGNIDADE. TENS UM CORAÇÃO NOBRE, ÉS DOTADO DE INTELIGÊNCIA,LUTAS COMO UM GENERAL HONROSO. PARABÉNS PELA MATÉRIA VERDADEIRA E PRESENTE EM NOSSA CIDADE. "POBRE POVO ANGRENSE" UM POVO MISERÁVEL EM SEUS VALORES TORNA-SE UM POVO FRACO, PERDEDOR. UM POVO SEM AMOR. PRECISAMOS LUTAR PARA QUE MUITOS NÃO MORRAM DE FOME PELA AUSÊNCIA DO CONHECIMENTO, FRAQUEZA PELA CORRUPÇÃO ABUNDANTE.
UM ABRAÇO
SUA ALUNA.