quarta-feira, 18 de junho de 2008

CORRUPÇÃO


Carlos Latuff o cartunista que popularizou CHE GUEVARA no oriente - médio, onde o revolucionário latino-americano aparece vestido de árabe e empunhando seu inseparável fuzil; definiu com seus traços a delicada situação das forças armadas presentes em área carentes do Rio de Janeiro.
O episodio envolvendo, mais uma vez, gente humilde de comunidades carentes no Rio, quando militares do Exército Brasileiro entregaram três jovens do morro da Providência nas mãos de traficantes de outra favela para serem torturados e executados (essa é a versão oficial, eu tenho minhas duvidas quanto à autoria dos homicídios), destrona a tese da direita da incorruptibilidade das forças armadas. Claro, haverá aqueles que se apressarão em afirmar que se trata de um "caso isolado", aliás, argumento esse o preferido pelas autoridades e pela grande mídia toda vez que surgem denúncias de envolvimento de policiais em crimes, numa tentativa de proteger as sacrossantas instituições da repressão que estão a serviço do capital.
O que vemos, no entanto, é que, constantemente, vem à tona episódios apontando para o apoio logístico de militares brasileiros, tanto da polícia quanto das forças armadas, ao tráfico de drogas. E a constância destes incidentes nos faz crer que estão longe de serem fatos isolados.
A corrupção é a maior, a mais vigorosa, a mais famigerada e consolidada de todas as instituições capitalista, e no Brasil é tolerada ao extremo, e nem todo o rigoroso treinamento e a hierarquia das casernas poderá livrar soldados ou oficiais de suas armadilhas, porque no sistema capitalista tudo está à venda, inclusive a honra.
Não é mesmo, prefeito FERNANDO JORDÃO!

Nenhum comentário: