sábado, 31 de maio de 2008

SER OU NÃO SER


O que é ser politizado?
Ser politizado é compreender o funcionamento das relações de poder em cada esfera da sociedade humana e no mundo como um todo. É entender que, no oculto das relações de mercado há exploração dos fracos e oprimidos. Que, a partir das eleições e troca de votos, existem relações de dominação. Que, das informações da mídia nasce o processo de alienação; ou melhor, origina a “imbecialização” do cidadão médio em detrimento do bem comum.
Ser politizado, hoje em dia, é compreender que o objetivo das relações capitalistas de acumulação de riqueza e exploração do trabalho é a criação das desigualdades entre os homens; como bem nos ensinou Karl Marx. Representa entender o mundo submisso a hegemonia do imperialismo dos EUA, baseada na força militar e na propaganda da horrorosa forma de vida consumista americana.
Ser politizado é entender que tudo que existe foi produzido durante a história pelos homens. Ou melhor, que toda esta relação de exploração que nos atormenta foi feita pelos homens na relação intermediada pelo meio em que vivem. E que, portanto, tudo pode ser desfeito, para que possamos fazer um mundo melhor.
Ser politizado é entender que a fase atual do capitalismo e suas contradições fazem parte das leis da história desvendadas pôr Marx apesar de não ter conhecido o trator e o computador.
Ser politizado é entender que o apedeutismo, que tomou conta de cada aldeia, da cada cidade, de cada estado e do Brasil é uma etapa em extinção do capitalismo. Que Angra dos Reis não será refém eterna dos cleptocratas e dos apedeutas que formam a maioria da sua classe política.
E o que é ser despolitizado?
Já ser despolitizado é achar que as coisas são como são, porque sempre foram assim, e que, portanto, sempre serão. É considerar que as pessoas sempre querem tirar vantagens das relações, que todos os políticos são iguais e não possuem a grandeza de lutar desinteressadamente pelas causas populares.
Ser despolitizado é achar que a inteligência humanista de CONCEIÇÃO RABHA não faz parte de uma gloriosa luta pela emancipação humana, contra a exploração, a dominação, a discriminação e a alienação da miséria.
Ser despolitizado é dizer que todos são farinha do mesmo saco, que a história de coerência e luta de CONCEIÇÃO RABHA é comparável à arrogância de JOSÉ MARCOS CASTLHO e ao elitismo alienado e oligofrênico, porém esperto, de FERNANDO JORDÃO.
A diferença em ser e não ser politizado, muitas vezes está contida na coragem do cidadão de encarar a realidade, sabendo que de todas as lutas surgirão à reação contra. Que todos aqueles que desejam ser politizados, enfrentarão dificuldades em suas vidas, já que a luta exige sacrifícios. Contudo, se sentirem prazer nas batalhas queridos companheiros, venham ser politizados!

Nenhum comentário: