terça-feira, 8 de janeiro de 2008

EUFEMISMO

"A linguagem política é concebida para fazer com que mentiras soem verdadeiras e o assassínio respeitável, a fim de dar uma aparência de solidez ao simples vento" (George Orwell, Why I Write).

George Orwell, para quem não conhece foi o escritor inglês nascido na Índia então colónia da Inglaterra, que escreveu "1984", e "A Revolução dos Bichos", obras clássicas de lhe deram fama e notoriedade em todo o planeta.
Sua capacidade critica extraordinária, fez dele um pensador único de seu tempo que soube como ninguém perceber as agruras da sociedade do século XX, prevendo todas as contradições da sociedade burguesa e do totalitarismo soviético que nem de longe foi o socialismo previsto por Marx.
O legado de Orwell, nos dá a dimensão da podridão que o eufemismo usado na politica pode nos causar.
Observem na politica provinciana de nosso município, como o eufemismo é usado de forma sórdida e despudorada pela classe politica:
O "Senhor" prefeito Fernando Jordão, ameniza de forma dissimulada todas as graves acusações que o Ministério Público fez a seus subordinados, como que nada tivesse haver com ele e o seu medíocre governo.
E o pior, de forma sórdida mantém o candidato Bento Pousa como seu preferido para sua sucessão.
Os vereadores, de aluguel (como dizia o saudoso Comendador Piragibe), fazem uma retórica de puxa-saquísmo de envergonhar os mais ávidos dos cínicos. distorcendo os fatos como se vivessem no pais das maravilhas.
É evidente que esta retórica não é produto de uma uma formação intelectual de altíssimo saber filosófico de nossos políticos, pois como sabemos, na regra, eles têm alergia e repugnância a livros e a pessoas com saber erudito.

Nenhum comentário: