quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

O AMIGO DA ONÇA


O amigo da onça desta semana é a UE (União Européia), que bloqueou a compra de carne bovina do Brasil.
Com essa atitude a UE, não só faz reserva de mercado interno de seus produtos bovinos, como favorece as empresas multinacionais que atuam no Brasil, claro com capital dos paises ricos deles, que comprarão bovinos mais baratos por falta de demanda.
Enquanto isso nosso timoneiro, nunca antes na história deste país houve outro igual, fica alheio ao tratamento que os europeus nos dão, de colônia de quinta categoria.
Quando deixaremos de ser colônia?

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

APRENDIZ DE ALQUIMISTA

Sabe os alquimistas, aqueles loucos da Idade Média que faziam experimentos com substancias, acreditando que poderiam fazer a transmutação da matéria, como por exemplo: transformar chumbo em ouro, eram verdadeiros sonhadores utópicos. Alguns historiadores acreditam que eles foram os iniciantes da química moderna.
Contudo, na verdade não passavam de místicos sem qualquer conhecimento cientifico.
Eles são a mais completa tradução do prefeito FJ (Fernando Jordão), quando tenta impor ao povo angrense a candidatura de Bento Pousa Costa, achando que apenas sua popularidade, conquistada nas camadas menos esclarecidas da sociedade angrense com obras eleitoreiras, é o bastante para eleger Bento no próximo sufrágio.
Bento Pousa Costa não tem nenhum atributo para ser candidato: não tem carisma, nunca defendeu uma posição ideológica, não tem oratória eloqüente, pelo contrario seu português é duvidoso, não tem presença física e não tem um sorriso estampado nos lábios.
Somente essas “qualidades negativas” seriam suficientes para transformar Bento em um candidato difícil de conduzir ao poder. Agravadas mais ainda, pela dita operação “Cartas Marcadas” que causou um terremoto na candidatura de Bento, reduzindo suas chances, que já eram remotíssimas antes da operação policial, em areia infecunda do deserto.
No entanto, o prefeito FJ insiste em uma candidatura estéril, como os alquimistas da Idade Média querendo transformar chumbo em ouro.
Acorda FJ! Político tem que ter vocação, Vossa Excelência mesmo somente foi eleito prefeito devido ao desgaste e aos péssimos dois últimos governos do PT.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

FASCISMO EM MARCHA

A perfídia sempre foi uma arma em punho da extrema direita. Foi assim no incêndio do parlamento alemão (REICHTAG) em 1933, quando HITLER mandou os seus cães de guerra (Camisas Pardas) atearem fogo no parlamento para incriminar os parlamentares marxistas.
A mentira funcionou, e deu motivo para que HITLER mandasse prender e assassinar seus opositores comunistas em uma única noite: conhecida como “Noite dos Longos Punhais”.
Desde então, a direita reacionária usa e abusa da perfídia como arma política; foi assim com Leonel Brizola, acusando-o de ter desviado um milhão de dólares de Fidel Castro, de ter fugido do Brasil vestido de mulher, de ter feito pacto com os traficantes dos morros e, tantas outras mentiras sem fundamentação.
Agora como era de se esperar, a imprensa marrom vinculada à extrema-direita e a cleptocrácia angrense, começam a articular todas as perfídias contra o nome de CONCEIÇÃO RABHA.
CONCEIÇÃO é mulher de moral ilibada, acima de qualquer suspeita. Mas, as vitimas de HITLER, em sua quase totalidade, também eram; Brizola morreu sem uma macula em sua biografia, e, no entanto, foi o político mais caluniado do Brasil no século XX.
Portanto, cuidado CONCEIÇÃO! Os fascistas estão de olho na sua popularidade.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

A DRACO EM ANGRA

A Delegacia de repressão à Ações Criminosa Organizadas ( DRACO ), Está neste momento cumprindo 28 mandados de prisões e 100 mandados de busca e apreensão, por crimes em fraudes de licitação nas prefeituras de Angra dos Reis, Itaboraí, Magé, e outras.
É, quem pensa que a Justiça dorme, é porque nunca sofreu um olhar dos olhos da Lei!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

SEM CAPITAL?

“O dinheiro, senhor, é um bom soldado que segue sempre na frente.”
WILLIAN SHAKESPEARE

Aviso aos navegantes que pretendam se aventurarem nas próximas eleições municipais: Não se iludam achando que podem vencer eleições sem capital; no sistema burguês somente quem possui verbas consegue ganhar o poder.
Foi e é assim desde a Revolução Francesa, se agravando mais ainda no neoliberalismo, onde as necessidades voluptuárias tornarem-se tão necessária quanto às necessidades básicas do homem.
A novidade, é que o homem de hoje vale pelo que tem e não pelo que é. Isso por si só tira de cena a ideologia, sobrando apenas à usura e os bens materiais.
Portanto, não pensem que a popularidade do Lula e do FJ (Fernando Jordão) é produto de um imenso carisma e uma notável capacidade de administração de ambos, é apenas os dividendos das “bolsas-família", calçadas e asfalto na porta do pobre, que por sua vez não se importa com educação e saúde.
É por estas e outras, que a burguesia foi à classe social que mais botou pascácios e pusilânimes no poder.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

VALEU BRIZA!!!



Hoje faria 86 anos do nascimento de LEONEL DE MOURA BRIZOLA. Com certeza no século XX somente GETÚLIO VARGAS superou BRIZOLA em importância política para o povo brasileiro.
Ninguém foi mais perseguido e caluniado do que BRIZOLA na recente história do Brasil.
Reli recentemente a obra maior de MIGUEL DE CERVANTE, e fiquei impressionado pela atualidade do tema, pela ironia e pela delicia do texto. Todos terão um DOM QUIXOTE imaginário quando lerem a obra, eu tenho o meu, e se chama BRIZOLA.
DOM QUIXOTE foi o primeiro grande romance da idade moderna, foi DOM QUIXOTE que botou o homem no centro do universo. Com DOM QUIXOTE o homem expandiu seu pensamento na área das ciências humanas; que era restrito pela igreja em questões dogmáticas como: céu, inferno e resignação na vida terrestre.
Na problemática de CERVANTE: DOM QUIXOTE é um personagem que acredita nas suas missões medievais movido por sentimento de nobreza e destino divino, vivendo em um mundo dessacralizado onde o homem assume o controle do seu próprio destino. E o caráter pragmático terreno deste mundo é a toda hora mostrado pelo seu fiel escudeiro Sancho Pança.
O DOM QUIXOTE acabou assumindo a imagem do “quixotesco”, ou seja: o individuo que peleja de forma inútil por objetivos impossíveis, de quem luta por idéias inatingíveis.
Não por acaso comparo BRIZOLA com DOM QUIXOTE, na imagem de um homem humanista que como PROMETEUS rouba a centelha da fornalha de EFESTOS para entregar aos homens que sentiam frio, viviam na escuridão e comiam carne crua.
Da mesma forma BRIZOLA lutou para educar o povo brasileiro, “não há país desenvolvido sem gente desenvolvida”, e fracassou como QUIXOTE em suas missões; porém ambos acreditavam na utopia.
E para que serve a utopia? O escritor EDUARDO GALEANO diz: “se as utopias são inalcançáveis, se cada vez que caminhamos na sua direção, que nos aproximamos, ela se distancia um pouco mais, elas servem para isso: para nos indicar a direção na qual caminhar”. Foi isto, que aprendi com QUIXOTE e BRIZOLA, persegui a utopia sem temer ser chamado de “quixotesco”.
Valeu BRIZA!!!!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

MORRE BOB FISCHER


Morreu na última sexta-feira o enxadrista BOB FISCHER.
Ele fez época quando derrotou em 1972, na Finlândia, o então campeão SPASSKÝ, que era considerado o maior jogador de xadrez de seu tempo.
Os soviéticos tiveram em quase todo o século XX a hegemonia no xadrez, somente sendo superado pelo superdotado BOB FISCHER, o garoto prodígio americano.
FISCHER virou garoto de propaganda da Guerra-Fria, exaltado pelos nacionalistas americanos como a prova da superioridade da inteligência do povo americano sobre o povo soviético; FISCHER logo foi tratado como traidor da pátria pelas autoridades americanas, pela simples desobediência de cruzar a Cortina de Ferro para jogar várias partidas de xadrez na Iugoslávia com SPASSKÝ; partidas que FICHER venceu todas.
Após uma perseguição autoritária por parte do governo americano, BOB FISCHER tornou-se um fervoroso anti-semita e antiimperialista.
Sua última manifestação contra o imperialismo americano foi exatamente no dia do atentado de 11 de setembro de 2001, quando em uma entrevista na Finlândia disparou: “Morte aos Estados Unidos! Que os Estados Unidos se danem! Que os judeus se danem! Os judeus são criminosos, são os maiores mentirosos e desprezíveis. Eles têm o que merecem. Hoje é um dia maravilhoso!”
FISCHER foi o maior enxadrista de todos os tempos, mas politicamente incorreto.

O AMIGO DA ONÇA



O amigo da onça desta semana é o deputado da ALERJ Pedro Fernandes (DEM), autor do projeto-Lei nº 1.178/07, que em seu conteúdo prever a proibição de caronas nas motocicletas com menos de 500 cilindradas. Isso significa um tremendo preconceito aos cidadãos de baixa renda, que necessitam de motocicletas de 125 cilindradas para exercerem seus ofícios, como o caso de mais de um milhão de motoboys espalhados pelo Brasil.
Se o projeto passar, somente quem tiver mais de R$ 20.000,00 para comprar uma motocicleta com mais de 500 cilindradas poderá transportar caronas da garupa.
Desta forma, somente a classe do andar de cima poderá levar passageiro na garupa.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

FILIGRANA JURÍDICA

Quer dizer então Dr. Paulo Ramalho, que os seus clientes são vitimas de agentes inescrupulosos do Estado?
Que os sinais de enriquecimentos externos dos seus clientes, são produtos de uma prodigiosa capacidade de administra parcos salários de servidor público, num verdadeiro milagre da multiplicação?
Que todas as conversas gravadas na operação “Cartas Marcadas”, é pura imaginação de nossas mentes, como no filme “Matrix”?
Que o senhor não tem interesse nas eleições de Angra dos Reis?
É Dr. Paulo Ramalho, sua retórica eufêmica só convence às massas ignorantes e os partidários do “rouba mas faz”, as pessoas que pensam e conhecem as filigranas jurídicas, não se deixam iludir pelo seu canto de sereia.
Aliais, Dr. Paulo Ramalho, sabemos muito bem que o senhor apesar de ficar conhecido internacionalmente por ter perdido um rumoroso processo, só cobra honorários milionários, e quanto mais seus clientes permanecerem no poder mais dinheiro eles terão para lhe pagar honorários.
Sabe, Dr. Paulo Ramalho, é uma pena que mais da metade da população angrense não está inserida na qualidade de povo, pela baixa qualidade de ensino que o Município oferece a população. Esses miseráveis, são resignados, não sabem que os bens públicos pertencem a eles; que o luxo e a riqueza, ostentado na casa-grande, é produto da exploração secular da senzala.
Um abraço, Dr. Paulo Ramalho, de quem tem uma profunda admiração pelo seu gigante conhecimento jurídico, mas que ao mesmo tempo tem desprezo pela sua posição política.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

ENFIM UM NOME!

Ontem conversei com CONCEIÇÃO RABHA, e ela me disse que há consenso em torno de seu nome para a legenda majoritária nas eleições deste ano.
Confesso que em 2003 prometi para mim mesmo que não votaria mais no PT. Não resistir, acabei votando e apoiando CONCEIÇÃO em 2004.
CONCEIÇÃO tem história de luta na vanguarda, quando estava ao lado do saudoso professor José Américo tentando implantar a política educacional do gigante Darcy Ribeiro.
É uma mulher de fibra, devoradora de livros, inteligente e gentil. Qualidades que lhe dão luz própria para trilhar sua política, independente das imposições do partido; diferentemente do presidente da república, que por ser apedeuta, se porta como um papagaio repetindo o que seus assessores lhe mandam.
Parabéns CONCEIÇÃO! Faço votos do fundo do meu coração, que a história lhe reserve um lugar na constelação dos grandes vultos desta cidade.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

LIBERDADE ASSISTIDA

“Viva a liberdade!
E o vinho bem gosto!”
GOETHE (Fausto)


A frase em epígrafe, dita pelo protagonista da obra “FAUSTO” de Johann Wolfgang Goethe, pode soar como um intenso sentimento de liberdade.
Mas, na verdade a cena se passa em uma taberna lotada de jovens, onde o Doutor Fausto, após ter feito um pacto com o príncipe do inferno (MEFISTÓFELES), comemorava a recuperação de seu esplendor juvenil. Tudo não passava de um embuste de Mefistófeles, para ganhar eternamente a alma do Doutor Fausto, que renegou a condição frágil humana.
É o que eu penso, quando pessoas me dizem que a dita “operação cartas marcadas” não punirá ninguém.
Não acredito na euforia dos denunciados por terem alcançados a liberdade (assistida pelo Judiciário), muito menos na tentativa de transformar crime comum, contra o patrimônio do povo, em crime político.
Crimes políticos, em regra, somente são cometidos por heróis movidos por sentimento de altruísmo e liberdade; crimes comuns como peculato, são cometidos pela escória da humanidade.
Portanto, quem já teve carcereiro por crime comum, jamais poderá olhar um homem honrado por cima!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

VALE TUDO

A temporada de cooptação na politica angrense já começou.
O vale tudo está em voga, "o dando é que se recebe" ganha dimensões incomensuráveis, as hienas estão na espreita para abocanhar seu naco do poder.
Mas, o que pode ter causado espanto em muitas pessoas foi a adesão do jornalista José Miziara à campanha de Bento Pousa Costa. A mim não causou nenhuma estranheza, pois como é sabido, Bento é amigo de Miziara, ambos bebem juntos e frequentam casa um do outro.
Estranheza me causaria se Miziara não publicasse os fatos ocorridos na operação cartas marcadas, pois desta forma estaria sendo eufêmico e anti-ético, e pelo o que eu conheço Miziara, este põem a ética profissional acima de tudo; inclusive das amizades.

ATEU AO EXTREMO

RICHARD DAWKIN, autor de "O Gene Egoísta", lançou uma cruzada contra as religiões.
No final de 2006 ele publicou em inglês a obra "Deus, um Delírio", que será´publicada ainda este mês no Brasil em português. A obra é carregada de radicalismo, contra os cientistas liberais que dizem que a ciência e a religião podem conviverem por serem formas distintas de se ver o mundo.
DAWKIN, fundamenta suas teses na biologia, filosofia e literatura, citando a obra de GEORGE ORWELL "1984", onde o protagonista convivia com duas crenças extremamente antagónicas: A tirania e a liberdade.
RICHARD DAWKIN tornou-se ateu aos dezessete anos, quando leu "As Origens das Espécies" de Charles Darwin. Daí em diante, tornou-se o mais renomado intelectual a defender o ateísmo contemporâneo. Segundo suas teses, a fé e os dogmas causam males terríveis a humanidade.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

ERRO CRASSO

Circula pela cidade um planfeto assinado pelo vereador Aguilar, fazendo criticas ao jornalista erudito José Miziara, beirando às rais do insulto pessoal.
Dito planfleto, carregado de arrogância e revolta pessoal está eivado de erros crassos.
Um dos inúmeros erros é confundir a escola filosófica de Aristóteles com a mitologia grega.
Como sabemos, e pela leitura do boletim o vereador não sabe, a escolástica de Aristóteles, posterior aos ensinamentos de Sócrates e Platão, foi quem ensinou o ocidente a pensar.
Enquanto a mitologia grega, que é a crença nos deuses, antecede a filosofia ocidental.
Quem não distingüi filosofia de mitologia não merece ocupar cargo público!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

O amigo da Onça!



O amigo da onça desta semana é o prefeito Fernando Jordão. Em um ato de ingratidão demitiu o advogado Francisco Lucas da Procuradoria Geral. Pois é! Enquanto o tecnicamente excelente advogado Francisco Lucas servia aos seus propósitos, como seu fiel escudeiro, o prefeito esteve ao seu lado e, agora, por conveniência, comete ato de ingratidão.

Quando da primeira candidatura, o Senhor Prefeito dizia que "era mais Angra", agora nomeia uma forasteira para o cargo de procuradora-geral. É inacreditável a leviandade do "Senhor" Prefeito!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

OS FREEGANS EM ANGRA

Você sabe o que são os freegans? pois é, eles se consideram os novos anarquistas e são a nova febre nas grandes cidades do planeta. Eles só trabalham por conta própria, não pagam aluguel ocupando prédios e ruínas abandonadas, não utilizam veículos automotor sempre que podem e aproveitam todos os desperdícios da sociedade burguesa, como: refugo das feiras livres, restaurantes e depósitos de lixo.
Em Angra já existe estes "novos anarquistas".
Resta saber ser MIKHAIL BAKUNIN, líder anarquista do século XIX, aprovaria os novos métodos destes "novos anarquistas". pois BAKUNIN,preferia a desobediência civil e a luta armada para destruir o capitalismo.

QUAL O SENTIDO DA VIDA

Para DALAI-LAMA, "era ser feliz desde o nascimento até a morte. Acreditando que nem a condição social, nem a educação e tão pouco a ideologia alteram esta condição".
Me surpreende essa visão realista de um sacerdote, não mencionando a crença da vida além da morte.

JEAN-PAUL SARTRE, disse que o sentido da vida está no "que o homem não pode desejar nada, a menos que entenda que ele só pode contar consigo mesmo, que está sozinho no planeta Terra, sem outros objetivos a não ser os que ele mesmo estabelece, sem outro destino a não ser o que ele forja".
SARTRE definitivamente é um gênio do gênero humano!

Para KARL MARX, o sentido da vida está "na luta, mesmo a mais atroz traz a felicidade. Enquanto a submissão e a resignação é a completa desgraça do homem".
Taí um dos motivos e um dos porquês, que MARX é meu filósofo preferido.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

O amigo da Onça!

- DEIXA QUE EU TE AJUDO.

O amigo da onça desta semana é o presidente Lula, que disse que não aumentaria a carga tributária, e acabou editando no primeiro dia útil do ano medida provisória aumentando impostos.

E no maior cinismo o ministro da fazendo justificou dizendo que "o Presidente falou que não aumentaria a carga tributária somente no ano de 2007".


EUFEMISMO

"A linguagem política é concebida para fazer com que mentiras soem verdadeiras e o assassínio respeitável, a fim de dar uma aparência de solidez ao simples vento" (George Orwell, Why I Write).

George Orwell, para quem não conhece foi o escritor inglês nascido na Índia então colónia da Inglaterra, que escreveu "1984", e "A Revolução dos Bichos", obras clássicas de lhe deram fama e notoriedade em todo o planeta.
Sua capacidade critica extraordinária, fez dele um pensador único de seu tempo que soube como ninguém perceber as agruras da sociedade do século XX, prevendo todas as contradições da sociedade burguesa e do totalitarismo soviético que nem de longe foi o socialismo previsto por Marx.
O legado de Orwell, nos dá a dimensão da podridão que o eufemismo usado na politica pode nos causar.
Observem na politica provinciana de nosso município, como o eufemismo é usado de forma sórdida e despudorada pela classe politica:
O "Senhor" prefeito Fernando Jordão, ameniza de forma dissimulada todas as graves acusações que o Ministério Público fez a seus subordinados, como que nada tivesse haver com ele e o seu medíocre governo.
E o pior, de forma sórdida mantém o candidato Bento Pousa como seu preferido para sua sucessão.
Os vereadores, de aluguel (como dizia o saudoso Comendador Piragibe), fazem uma retórica de puxa-saquísmo de envergonhar os mais ávidos dos cínicos. distorcendo os fatos como se vivessem no pais das maravilhas.
É evidente que esta retórica não é produto de uma uma formação intelectual de altíssimo saber filosófico de nossos políticos, pois como sabemos, na regra, eles têm alergia e repugnância a livros e a pessoas com saber erudito.