sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

LÍBIA PARA O POVO, NÃO PARA O IMPÉRIO



De todas as revoltas que neste momento ocorrem no Norte de África e no Oriente Médio, a mais difícil de se analisar é a da Líbia.

Qual é o caráter e o objetivo da oposição ao regime Kadafi, que começa a controlar a rica cidade de Bengazi, no Leste do país?

Será apenas coincidência que a rebelião tenha começado em Bengazi, a qual é a base dos mais ricos campos de petróleo da Líbia bem como próxima da maior parte dos seus oleodutos e gasodutos, refinarias e o seu porto de gás natural liquefeito (GNL)? Haverá um plano de dividir o país?

Qual é a chance de intervenção militar imperialista dos EUA e seus aliado, pondo em perigo todo o povo da região?

A Líbia não é como o Egito. Seu líder, Moamar Kadafi, não tem sido um fantoche imperialista como Hosni Mubarak. Durante muitos anos, Kadafi esteve aliado a países e movimentos que combatiam o imperialismo americano. Ao tomar o poder em 1969 através de um golpe militar, ele nacionalizou o petróleo da Líbia e utilizou grande parte do dinheiro para desenvolver a economia líbia. As condições de vida do povo melhoraram radicalmente.

Por isso, os países imperialistas estavam determinados destruir a Líbia. Os EUA em 1986 lançaram ataques aéreos a Trípoli e Bengazi que mataram 60 pessoas, incluindo a filha ainda criança de Kadaf, o que raramente é mencionado pela mídia gorda. Foram impostas sanções devastadoras tanto pelos EUA como pela ONU a fim de destruir a economia líbia.

Depois de os EUA invadirem o Iraque em 2003 e arrasaram grande parte de Bagda com uma campanha militar de terra arrasada que o Pentágono sinicamente chamou "pavor e choque", Kadafi tentou evitar a ameaça de outra agressão à Líbia fazendo grandes concessões políticas e econômicas ao imperialismo. Ele abriu a economia a bancos e corporações estrangeiras; concordou com exigências do FMI quanto ao "ajustamento estrutural", privatizando muitas empresas estatais e cortando subsídios do estado a necessidades como alimentos e combustível.

O povo líbio está sofrendo com preços elevados e desemprego que estão na base das rebeliões em outros lados e que decorre da crise econômica capitalista mundial.

Não há dúvida de que a luta que varre o mundo árabe pela liberdade política e a justiça econômica também tocou um ponto sensível na Líbia. Não há dúvida de que o descontentamento com o regime Kadafi está motivando uma parte significativa da população.

Contudo, é importante para os progressistas saber que muitas das pessoas que estão promovendo no Ocidente como líderes da oposição, são agentes recrutados pela CIA. A BBC mostrou em 22 de Fevereiro filmes de populares derrubando a bandeira verde da república e substituindo-a pela bandeira do antigo rei Idris – que foi um fantoche dos EUA e do imperialismo britânico.

A mídia ocidental utiliza grande parte das suas noticias sobre supostos fatos fornecidos pelo grupo exilado Frente Nacional para a Salvação da Líbia (National Front for the Salvation of Libya), a qual foi treinada e financiada pela CIA. Pesquise no Google o nome da frente mais CIA e encontrará centenas de referências.

O Wall Street Journal de 23 de Fevereiro escreveu em editorial que "Os EUA e a Europa deveriam ajudar os líbios a derrubarem o regime Kadafi". Não há qualquer conversar nas salas das administrações ou nos corredores de Washington sobre a intervenção para ajudar o povo do Kuwait ou da Arábia Saudita ou do Bahrain a derrubarem seus governantes ditatoriais. Mesmo com todos os falsos elogios às lutas de massas que agora sacodem a região, isso seria impensável. Em relação ao Egito e à Tunísia, os EUA estão movendo todas as alavancas que podem para tirar as massas das ruas.

Tão pouco houve qualquer conversa de intervenção dos EUA para ajudar o povo palestino de Gaza quando milhares morreram em guetos com os judeus em Varsóvia na Segunda Grande Guerra, bombardeados e invadidos por Israel. Exatamente o oposto. Os EUA intervieram para impedir a condenação do estado colonizador sionista de Israel.

O interesse do imperialismo na Líbia não é difícil de descobrir. Em 22 de Fevereiro a Bloomberg. com escreveu: se bem que a Líbia seja o terceiro maior produtor de petróleo da África, é o país do continente que tem as maiores reservas provadas — 44,3 mil milhões de barris. É um país com uma população relativamente pequena, mas com potencial para produzir enormes lucros para as companhias de petróleo gigantes. É assim que os super ricos a encaram e o que está por trás da sua propagada preocupação com os direitos democráticos do povo da Líbia.

Obterem concessões de Kadafi não é suficiente para os barões imperialistas do petróleo. Eles querem um governo sob a sua dominação total, tudo do bom e do melhor. Eles nunca esqueceram Kadafi por derrubar a monarquia e nacionalizar o petróleo. Fidel Castro, em Cuba, na sua coluna "Reflexões" registra o apetite do imperialismo por petróleo e adverte que os EUA estão lançando as bases para a intervenção militar na Líbia.

Nos EUA, algumas forças tentam mobilizar uma campanha de rua promovendo uma mal fadada intervenção americana. Devemos nos opor a tudo isto e recordar a qualquer pessoa bem intencionada os milhões de mortos e deslocados pela intervenção dos EUA no Iraque.

As pessoas progressistas, anti-imperialista e socialistas têm simpatia com o que encaram como um movimento popular na Líbia. Podemos ajudar tal movimento principalmente pelo apoio às suas exigências justas, mas rejeitando uma intervenção imperialista, seja qual for a forma que assuma. É o povo da Líbia que deve decidir o seu futuro.

2 comentários:

Anônimo disse...

comentario sobre eleogio feito a turisangra pelo blog sindicatão.
por favor publique para que todos saibam o vendido que este cara é. estarei postando este comentário em vários blogs. É por isso que é muito necessário o anonimato, para não haver retaliação.

Você só pode estar de sacanagem ao fzer este comentário. É só vc ir ao Abraão e ver como os turistas estão embarcando e desembarcando. Não tem Cais a ANOS, embarcam e desembarcam junto com o LIXO. No Abraão passaram 8 anos de governo Fernado Enrolão, agora mais 4 anos de Tuca Merdão e o Felipe Tulipa vem falar em elogios!!!! Só pode estar de sacanagem ou muito bem pago. Digame com quem andas , que te direi quem és. (Um Vendido). Sai fora Felipão vai vender esse peixe podre pra outro. Tenha Vergonha na Cara.

benedito disse...

Falando em povo ,na semana passada asssisti sua entrevista com o Z. dos remédios e o sen hor falou da Roubalheira da merenda escolar ,inclua nopacote a alimentação da CBA ou serra Leste com a Sec. de Ação Social para alimentação da casa Abrigo e do centro de Desocupados Boca de Fumo de mendigos do Bracuí rua são josé N.07 ao lado do cemitério.R$647.000,00 sendo que cada prato nestas duas localidades é de R$3.50 por pessoa.Lá existe 16 desocupados e quase 40 funcionários e na Casa Abrigo cerca de 30 crianças de diversas idades e 13 funcionários,num lado muitos funcionários à toa do outro a falta de profissionais.Valeu!!!!