quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DE HIMMLER A TUMA


Com a morte de Romeu Tuma este policial que tão bem servil aos fascistas na longa noite de 24 anos que mergulharam nossa amada Pátria, talvez venha à tona seu passado de perseguidor como delegado e diretor do famigerado DOPS daqueles que tiveram a impavidez de enfrentarem a Ditadura.
Romeu Tuma foi “homem forte” da polícia política em um dos períodos mais tenebrosos da vida republicana, a ditadura dos generais (1964-1988), como Himmler foi da SS de Hitler. Trabalhava analisando textos e depoimentos de militantes políticos presos, instruindo inquéritos para posteriores processos, como eram chamadas as farsas montadas na Justiça Militar; sabia das torturas e de seu silêncio pode-se inferir que com ela concordava.Era amigo e colega de trabalho do mais conhecido assassino profissional, torturador, vassalo e pistoleiro da ditadura: o delegado Sérgio Fleury.
Nunca teve problemas de consciência pelo sofrimento e mal que causou a inúmeras famílias de presos e perseguidos políticos, daí se conclui que seus princípios cristãos e sua propalada fé católica sempre foi uma rematada hipocrisia.
Indubitável que poderia ter sido processado pelos crimes cometidos contra os perseguidos políticos com base no art. 29 do Código Penal Brasileiro: “Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominada, na medida de sua culpabilidade.”
Morreu impune como muitos outros agentes da ditadura tripudiando sobre a justiça e sobre o sangue derramado dos heróis do povo brasileiro.
Com todo respeitos a dor dos familiares do delegado, nos resta, trazer a público as vísceras da crueldade, indiferença ao sofrimento alheio, oportunismo e hipocrisia deste porsonagem em memória das vítimas do período mais cruel da nossa história.

4 comentários:

Anônimo disse...

Morre impune, e aliado de Lula e Dilma, nosso abestado e (qual era mesmo o adjetivo qualificativo que voce dava ao Lula?), já se pronunciou dizendo que Romeu merece respeito.E agora Doutor?

Anônimo disse...

Bravo; Bravíssimo! Todo fdp que morre, principalmente os canalhas, a grande mídia tenta santificar.
Justiça! Justiça histórica!
Bravo; Bravíssimo!

resistência disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
resistência disse...

Respondendo ao comentário anônimo: Tenho minhas duvidas se o Lula não foi preso em 1978 como uma grande armação do mago Golbery do Couto e Silva, para criar um falso líder operário em detrimento do grande e verdadeiro inimigo da Ditadura Leonel Brizola. Em um período em que as pessoas eram presas, torturadas e ficavam incomunicáveis, Lula foi levado sem algemas ao enterro de sua mãe pelo próprio Tuma, e não há registro de que tenha levado um tapa na bunda.
Esse fato histórico é muito suspeito, assim como a relutância de Lula em não abrir os arquivos da Ditadura.