terça-feira, 4 de agosto de 2009

O IMPÉRIO REAGE


O golpe de estado, desferido pelos gorilas militares, que derrubou o presidente constitucional de Honduras tem similaridades com o golpe de 1964 no Brasil. Tanto Zelaya como João Goulart (Jango) eram bons homens, democratas, que pretendiam tímidas reformas a fim de tornar menos injustos os seus países.
Nenhum dos dois punha em risco o capitalismo, pois as suas pretensões eram moderadas. Zelaya queria comprar petróleo mais barato através do ALBA, Jango queria uma tímida Reforma Agrária (com indenização a preço justo pelas terras desapropriadas) e uma lei que limitasse as remessas de lucros das multinacionais.
Ambos foram derrubados por campanhas coordenadas pela CIA, por militares treinados nos EUA, com o apoio efetivo das Embaixadas Americanas locais, financiadas por capital estrangeiro que operavam nos seus países.
Ambos eram homens ricos e não revolucionários, no Brasil pesava contra Goulart o apoio de seu cunhado Leonel Brizola que tinha um posicionamento mais radical contra o capital multinacional.
O novo golpe em Honduras, já sob a presidência Obama, nos aponta varias velhas lições:
-A primeira é que o imperialismo continua na ofensiva (como se vê também em outros lados do mundo: Colômbia, Paquistão, Afeganistão, Iraque, etc).
-A segunda é que a máscara sorridente do novo presidente Obama não passa disso mesmo: de uma máscara – o imperialismo não mudou a sua natureza brutal.
-A terceira é que o presidente Obama está fora das decisões da política externa dos EUA, que estão sob a velha ordem (seria impensável que os gorilas fardados de Honduras avançassem sem o sinal verde da Embaixada Americana).
-A quarta é que a reação hesitante do presidente Zelaya, que após o golpe procurou um entendimento com o imperialismo aceitando a mediação proposta pela secretária de Estado Hillary Clinton, está fadada ao fracasso; a situação seria outra se tivesse o poder de comando de Hugo Chaves.
-A quinta é que o povo hondurenho mostra mais combatividade e disposição de luta do que Zelaya, que se mostra fraco como foi Jango.
-A sexta é que, paradoxalmente, a insurreição nacional em Honduras pode definhar devido às vacilações do próprio Zelaya.
-A sétima é que a OEA é uma espécie de Ministério das Colônias dos Estados Unidos na América Latina, pois a pedido de Washington prestou-se a intervir militarmente no Haiti e agora em relação a Honduras nem sequer fala em semelhante hipótese.
O povo hondurenho precisa da solidariedade dos democratas de todo o mundo, para que possa, se for preciso, fazer uma resistência armada.

Nenhum comentário: