segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

BREVE NOSTALGIA


Praia Grande de Araçatiba, hoje tive nostalgia de um dos lugares mais aprazíveis de Angra dos Reis. Na Ilha das Cobras há um pesqueiro encostado no lado sul repleto de plantas, flores e pássaros. A harmonia do ambiente me lembrou muito a praia onde fui criado até meus 06 anos, na Ilha Grande. A saudade, essa palavrinha que só nós temos, veio em forma de lágrimas, ainda mais depois de lembrar da minha infância e da minha tenra juventude. Veio a imagem do meu pai contando suas aventuras em alto mar. Meu pai me ensinou a caçar, atirar com armas longas, as artes inerentes aos marujos e as noções básicas de navegação. Foi ele quem me passou as primeiras idéias de humildade, justiça, e de que ninguém deve ser explorado ou humilhado, muito antes que eu começasse a ler Che, Marx ou Darcy Ribeiro. Lembro do meu primeiro encontro em Araçatiba com João Batista de Paula, intelectual e meu amigo 40 anos mais velho que me inseriu definitivamente no mundo dos livros; tínhamos muito em comum inclusive um gosto quase obsessivo pelo sexo oposto. Também recordo da minha mãe, que na minha infância sempre me dedicou toda a atenção do mundo e o amor indispensável à formação revolucionária, segundo o Che. Agora entendo que o passado estará sempre presente em todos os atos do futuro.

Um comentário:

Anônimo disse...

MEU QUERIDO PROFESSOR,
CARAMBA!
FIQUEI EMOCIONADA AO LER O SEU TEXTO.
TAMBÉM TIVE UMA INFÂNCIA PRIVILEGIADA, CERCADA DE PRAZERES.
MUITAS BRINCADEIRAS NUM LUGAR LINDO, SEGURO, COM OS MELHORES RECURSOS PARA UMA FORMAÇÃO DIGNA. MINHA FAMÍLIA É MARAVILHOSA!
AGORA TENHO VOCÊ PARA SOMAR CADA VEZ MAIS OS MEUS IDEAIS REVOLUCIONÁRIOS.
MUITO OBRIGADA POR TUDO!
TENHO APRENDIDO MUITO COM SEUS ENSINAMENTOS.
HOJE PUDE REFLETIR, NA IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INTEGRAL DO CIDADÃO, ONDE A INFÂNCIA É O PONTO DE PARTIDA PARA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA.
ABRAÇÃO
SUA ALUNA.