quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

CUBA AMPLIA A REVOLUÇÃO NA BOLÍVIA





















O governo boliviano de Evo Morales anunciou, neste sábado (20), oficialmente o fim do analfabetismo no país.
Quase 01 milhão de pessoas foram alfabetizadas desde junho de 2006, quando teve início o programa "Yo, sí puedo" com ajuda de Cuba e Venezuela. O mais interessante foi que paralelo ao processo de ensino os médicos cubanos realizaram mais de 200 mil consultas e 03 mil cirurgias de vista, enquanto o governo venezuelano doou cerca de 8 mil painéis de captação solar para os municípios bolivianos que não possuem energia elétrica, permitindo assim a universalização do programa. Até mesmo um dos militares que participou do assassinato de Che Guevara recuperou a visão graças aos médicos do país que Che construiu com sua revolução.
Assim, Bolívia é o terceiro país latino-americano a se livrar do analfabetismo. Uma vitória que o Brasil e outros países economicamente mais desenvolvidos ainda não podem comemorar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Cuba não tem analfabetos porque o regima da ditadura de Fidel matou mais de 100.000 cubanos e noventa por cento da população se atira ao mar para fugir para os EUA.

resistência disse...

As explicações dos reacionários são extremamente simplistas.

Anônimo disse...

então ele quer dizer que, as pessoas que querem ser burras ou se atiraram no mar ou são mortas pelo governo. Mas será que em cuba so há aproximadamente 110.000 cubanos ou tem mais de 11.000.000, isto mesmo mais de 11 milhões, não discuto socialismo, capitalismo, petismo ou fernandismo, eu escrevo e falo por projetos e ações que dão dignidade ao povo e não aos ladrões, corruptos, cabe dizer que ao falar de Cuba, tem pessoas que não gostam do sistema de governo, mas gostariam de voltar a viver em Cuba, por causa do ensino, da cultura, da saude e principalmente pela sua nacionalidade, acho que falar de um governo so porque dizem que ele fez ou não fez e muito facil, aqui mesmo em angra eu acho que o prefeito não fez e o outro fará menos ainda, mas muitos dirão que ele fez e aconteceu, so que ao falar de Cuba um país maravilhoso assim como o Brasil, deve se levar em consideração todos os familiares que ficaram e que não querem sair de Cuba nem pela maior riquesa desse mundo, o que os Cubanos que saem de lá querem e poder desfrutar de coisas que não possuem em seu país, muitos que retornam ao país não conseguem se acostumar em ter que viver conforme as regras e os procedimentos do governo, mais a lei e essa e se voçe não quiser, faça como os outros cubanos va passar fome em outro lugar, pois por pior que seja em Cuba alimento, escola, saude e moradia lá não falta, já aqui em angra o problema ja dura bem mais de 8 anos e pelo andar da carruagem o problema continuará por muitos anos.
acho que os que criticam o não sabem o que foi a ditadura militar, bem pior do que o regime socialista, muitos dos angrenses podem não saber o que foi o regime da ditadura, mais uma conversa com pessoas que tinham ideias e pensamentos que apenas divergiam dos militares eram sumariamente açoitados e perdiam os direitos politicos, civis e humanos em um piscar de olhos, podiam ser de que classe e de qualquer ideologia partidaria, ao falar de outro país lembre-se que o nosso não foi diferente em nada, e veja que eu não toquei nem em mortes pela ditadura, porque em um lugar que acha que tudo esta ddentro da lei nada era divulgado.
john