sexta-feira, 7 de novembro de 2008

DARCY RIBEIRO, AMOR PELO BRASIL






É sempre bom lembrar o maior educador e brasileiro de todos os tempos.
O discurso serve para Lula também.







"O meu discurso vem agora: Por que é que o
Presidente Fernando Henrique - um presidente
tão culto, tão inteligente, tão agradável - é um
presidente tão ruim! É incrível que Fernando Henrique
se deixe dirigir pela pior gente que há, que é o economista!
Basta dizer que se você pegar três deles, dos mais
eminentes e colocá-los juntos para discutir
qualquer assunto - eles vão discordar entre si.
Eles sempre discordam em tudo porque não têm certeza de nada..."

(Darcy Ribeiro - plenário do senado)

4 comentários:

Anônimo disse...

Em que pese a ausência do Professor Darcy, tal comentário está carregado de parcialidade política. Ele como professor, por acaso conseguiu resolver o problema educacional do país? ou até mesmo da cidade onde nasceu? Economia não é ciência exata, muito menos se pode fazer experiências com política econômica. O economista monta cenários e alternativas de possibilidades em contexto de variáveis sócio-econômicas conhecidas e prováveis. É uma vitória quando se consegue, por exemplo, estancar um processo inflacionário, mesmo sabendo que isso tem um preço social. A discordância no debate das alternativas é demonstração riqueza técnica na escolha da melhor solução para cada caso, e não de imbecilidade como tenta demonstrar o texto. O pior profissional é aquele que se arvora da verdade, não permite opiniões divergentes, e busca se impor pela força de correntes partidárias, em detrimento de metodologias escolhidas através da tecnicidade. A melhor frase para o comentário está atualmente na boca do povo: "CADA QUAL NO SEU QUADRADO".

Anônimo disse...

Imbecilidade, no caso, se demonstra no "trocadilho" das palavras. Aconomia burguesa não abre espaço para o divergente: se afirma como única viabilidade, mesmo dentro de "cenários", onde a propridade privada não pode ser questionada. Fernando Henrique não foi bom nem ruim (pra quem?) apenas foi submisso aos interesses do capital, nacional e internacional. Não fez nada (e muito pouco) da política reconhecida como consenso de Washington .

Anônimo disse...

Quem dera!!! Existisse no poder público em nossa cidade sem lei, sem educação, pelo menos um Darcir Ribeiro!!!!!

Anônimo disse...

Comissão?????
Hoje estive presente em uma reunião na corretora de um ex secretário e agora corretor de imóveis, a operação é para adquirir um terreno que será comprado pela prefeitura. O combinado é que todos os presentes tem que dividir a comissão, e estava presente o Ex futuro secretário denominado Sr. Shik. Mal começou e já estamos vendo a vergonha em Angra, é so aguardar ainda para esse ano.