quarta-feira, 5 de novembro de 2008

ENFIM, A CASA BRANCA







Quatro décadas depois dos movimentos negros que abalaram a estrutura burguesa do império, um negro finalmente chega à Casa Branca. Na década de 60 o mundo vivia uma espécie de transformação radical: Revolução sexual, Contra cultura, Guerra do Vietnam e Feminismo eram os combustíveis da ideologia da época.
No meio daquilo tudo, os movimentos pela emancipação dos negros americanos eram visto pela população caucasiana como uma subversão negra, o que desencadeou os seguintes movimentos:

MOVIMENTO PELOS DIREITOS CIVIS
PRINCIPAIS LÍDERES - Martin Luther King Jr.
OBJETIVO - O pastor batista liderava uma corrente moderada, adepta da não-violência, que defendia a obtenção da igualdade racial por meios pacíficos, com a extensão do direito ao voto a todos os negros e o uso de táticas como boicotes e desobediência civil sem atos violentos
RESULTADOS - Apesar do assassinato de King em 1968, sua luta gerou a aprovação da Lei dos Direitos Civis, em 1964, que acabou com a discriminação contra as minorias.

NAÇÃO DO ISLÃ
PRINCIPAIS LÍDERES - Malcolm X
OBJETIVO - Essa vertente religiosa praticava a luta política por meios legais, mas aceitava a violência para auto-proteção. Recusando a igualdade racial, o grupo defendia a supremacia e o separatismo dos negros
RESULTADOS - Anos depois, Malcolm X admitiu a possibilidade de convivência com a sociedade branca, despertando a ira dos antigos seguidores. Foi morto por um deles durante um comício, em 1965.

PANTERAS NEGRAS
PRINCIPAIS LÍDERES - Huey Newton e Bobby Seale
OBJETIVO - Defendendo o fornecimento de armas a todos os negros, os militantes desse grupo radical pediam ainda a libertação de todos os negros das penitenciárias americanas e o pagamento de indenizações às famílias negras pelo período da escravidão
RESULTADOS - Os métodos violentos geraram feroz perseguição pela polícia e pelo FBI. Esvaziada, a organização foi dissolvida na década de 1980.

Mesmo que não venha a realizar nada em termos sociais nos EUA, a chegada de BARACK OBAMA na Casa Branca já é uma epopéia extraordinária para o negro americano.
Para o mundo pouca coisa vai mudar, diante das idéias pouco heterodoxa do novo presidente dos EUA.

Nenhum comentário: