quarta-feira, 6 de abril de 2011

EXISTENCIALISMO NA POESIA DE NERUDA


Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru.

Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o preto no branco e os pingos sobre os "is" em detrimento de um redemoinho de emoções, justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.

Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.

Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo.

Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio, quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente, quem passa os dias queixando-se da sua má sorte
ou da chuva incessante.

Morre lentamente, quem abandona um projeto antes de iniciá-lo,
não pergunta sobre um assunto que desconhece
ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.

Evitemos a morte em doses suaves,
recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior
que o simples fato de respirar.

Somente a perseverança fará com que conquistemos
um estágio esplêndido de felicidade.
(Pablo Neruda)

6 comentários:

Anônimo disse...

houve uma denúncia ao VIVO na quinta-feira( sobre a CELINA E O descaso dessa Maldita Ação social e o senhor a ignorou,porraagora acredito que você foi comprado por 270 mil reais.Cambada de vagabundos!!Agora estão prendendo o dinheiro dos mendigos lá no bracuí.Moro aqui perto e o quê vejo e uma verdadeira baderna e uso de drogas em frente a casa de meus pais.Os funcionários são complassivo com a questão.

Léo disse...

Não voto em partidos. Voto em pessoas. Mas votei no Tuca e estou arrependido. Como tem incompetentes no seu governo! Semi-analfabetos em cargos de confianças, até sub-prefeito da Ilha Grande é analfabeto. E o tal Chico da farmácia? O que falar de uma aberração como essa? Conhecido como Chico "Citotec", ladrão de Citotec(remédio para aborto) e Viagra(quando cada comprimido custava quase 100 reais), até hoje é CC na prefeitura.
O povo conformado esse nosso, senão já teríamos queimado vivo uns parasitas desses...

Anônimo disse...

Veja no Tangra as denúncias gravíssimas contra a secretaria de ação social(Leia Mamãe Noel jane veiga),um esculacho:maus-tratos contra crianças na casa abrigo,denúncias de uso e venda de drogas na casa dos mendigos no bracuí,desvios de cestas básicas pela celina com uma ela faz duas e a outra ela desvia,ALUGUEL de uma casa no são bento por um funcionário da secretaria de nome jorge clímaco por 1900.00/mês ea mesma encontra-se vazia por mêses.várias funcionárias CCs emtupinado a secretaria e não fazem nada.

Anônimo disse...

acbei de fazer uma visita no centro de recuperação e vi um senhor todo desmilinguido no canto de uma sala,ao perguntar quem era me disseram que é o senhor maracujá.O mesmo só toma um pouco de café com leite e passa o dia todo sem fazer nada somente sentado no canto da sala e que o mesmo parece que é tratado com desdém pelos funcionários.Percebi uma grande tristeza nele e que no mínimo deve pesar uns 40 quiolos pois es´tá desnutrido naõ deve durar mais que um mês,coitado e quanta tristeza daquele senhor!!!

Anônimo disse...

Também tenho amigos que fazem visitas de orações lá naquele lugar que está jogado as traças,abandonado pela ação social(segundo amigos que visitaram hoje aquele lugar)e o senhor Maracujá precisa de ajude para ONTEM.!.!

Anônimo disse...

http://site.ru - [url=http://site.ru]site[/url] site
site