quarta-feira, 7 de julho de 2010

AO JOVEM PROMOTOR DE JUSTIÇA DOUTOR BRUNO LAVORATO

“O silêncio é reacionário!”
(Jean-paul Sartre)

A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo por uma sociedade mais igualitária. Essa deveria e na maioria das vezes é a vida do promotor de justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. Vale dizer, o compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social; mesmo sabendo que na sociedade burguesa isso pareça impossível.
O Ministério Público é uma instituição pública, mantida por custa de recursos públicos, e com a missão de garantir o bom funcionamento da sociedade, seguindo os princípios da honestidade, da democracia e, acima de tudo, da justiça, no mais amplo sentido da palavra.
O Ministério Público é, por conseguinte, importantíssimo instrumento de transformação social.
Por isso, o Promotor de Justiça, enquanto agente ministerial, pode e deve ser visto como a voz da sociedade diante dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
É o agente do Ministério Público que se esmera na titânica luta em busca do bem comum, não dando tréguas aos maus feitores que se desviam dos ditames constitucionais e legais, com os olhos sempre voltados à concretização da Justiça.
É o que eu tenho notado na hercúlea tarefa do promotor de justiça Dr. BRUNO LAVORATO, que em apenas 06 meses de atuação junto a Tutela Coletiva da Comarca de Angra dos Reis, instaurou mais de 160 inquéritos para apurar improbidade e desvio de verbas públicas do atual governo. Quase um inquérito por dia.
Parabéns Dr. BRUNO! Espero sinceramente que seu sucessor tenha o mesmo empenho que Vossa Excelência.

Nenhum comentário: