quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

MORRER LENTAMENTE


Nada melhor para atenuar nossas aflições diante das tragédias que têm desabado sobre nossa querida Angra dos Reis do que a poesia de Pablo Neruda.
Dedico essa bela poesia de Neruda a todos aqueles de perderam entes queridos e vivem a angustia de ter que construir uma nova vida.


"Morre lentamente quem não viaja, quem não lê,
quem não ouve música,
quem não encontra graça em si mesmo.

Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio,
quem não se deixa ajudar,
morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito,
repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca,
não se arrisca a vestir uma nova cor
ou não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru.

Morre lentamente quem evita uma paixão,
quem prefere o negro sobre o branco e os pontos sobre os "is" em detrimento de um redemoínho de emoções,
justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.

Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho,
quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho,
quem não se permite pelo menos uma vez na vida a fugir dos conselhos sensatos.

Morre lentamente, quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante...
Morre lentamente, quem abandona um projeto antes de iniciá-lo,
não pergunta sobre um assunto que desconhece
ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.
Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior que o simples fato de respirar.
Somente a perseverança fará com que conquistemos um estágio pleno de felicidade"

2 comentários:

Anônimo disse...

Para população de Angra pensar e fiscalizar.


ESTA DIFICIL ENTENDER A PRESSA DA PREFEITURA DE ANGRA EM DEMOLIR ESSAS CASAS QUE FICAM NOS MORRFOS DE ANGRA. ALGUMA COISA ESTRANHA TEM POR TRAS DISSO. PORQUE DEMOLIR ESSAS CASAS TÃO RAPIDO, ESSE TEMPO TODO ESSAS CASAS ESTAVAM LÁ E NADA FOI FEITO, MAIS AGORA ESSA PRESSA TODA PARA DEMOLIR AS CASAS. ATÉ MESMO O BULÉ QUE NÃO TEM NENHUM PERIGO DE TER DESLIZAMENTO VÃO DEMOLIR TUDO. NÃO SOU CONTRA EM TIRAR ESSAS CASAS DO MORRO, MAIS PORQUE DE UMA HORA PARA OUTRA TIRAR TUDO NESSA VELOCIDADE E SEM DAR NENHUMA OPÇÃO PARA ESSA POPULAÇÃO.
ISSO TUDO É MUITO ESTRANHO E ALGUMA COISA O GOVERNO ESTA ESCONDENDO OU ARMANDO.
PORQUE NÃO DEMOLIR AS CASAS QUE REALMENTE PODEM CAIR E FAZER UM PLANO DE HABITAÇÃO E AÍ SIM CONTRUIR AS CASAS EM LOCAL SEGURO E NA MESMA QUANTIDADE DEMOLIR AS CASAS IRREGULARES NO MORRO. NÃO PODE SER DESCULPA AS CHUVAS PORQUE ELAS PODEM ATÉ NÃO ACONTECER MIAS, ELES PODERIAM FAZER UM PLANO DE EVACUAÇÃO EM CASO DE CHUVA FORTE. E AO MESMO TEMPO CONTRUIR AS CASAS PARA FAZR O REMANEJAMENTO DOS MORADORES DO MORRO.
ALGUMA COISA TEM NISSO TUDO, PORQUE A PREFEITURA FALA EM 200 MILHÕES PARA RECONTRUIR A CIDADE SE POR EXEMPLO BLUMENAU QUE TEVE UMA TRAGÉDIA MUITO MAIOR DO QUE EM ANGRA A PREFEITURA CALCULOU QUE PRECISARIA DE 47 MILHÕES PARA RECONTRUIR A CIDADE VELA SÓ:
MORRERAM 60PESSOAS E 120 MIL FICARAM DEZABRIGADOS

Prefeito e governador estão em Brasília para pedir desburocratização
O prefeito João Paulo Kleinübing – também presidente da Ammvi – está nesta terça-feira, 27, em Brasília, para reivindicar mais agilidade do Governo Federal na liberação de verbas emergenciais para a reconstrução de Blumenau e demais cidades do Estado. Kleinübing e a prefeita de Camboriú, Luzia Lourdes Coppi Mathias, acompanham o governador Luiz Henrique da Silveira e representam as cidades atingidas em reunião no Ministério da Integração Nacional.

Uma das reivindicações é que o Governo Federal permita a compra de terrenos para a construção de moradias aos desabrigados com recursos da Defesa Civil Nacional. Um parecer jurídico da Advocacia-Geral da União proíbe a compra com recursos federais. “Opina-se pela impossibilidade de repasse de recursos federais previstos na ação ‘Restabelecimento da Normalidade no Cenário de Desastres’ para a aquisição de terrenos destinados à construção de unidades habitacionais para famílias atingidas por desastre natural”, diz a conclusão do parecer.

Luiz Henrique e Kleinübing pedirão também à União que agilize a liberação de verbas para obras emergenciais, como a recuperação de pontes, ruas e sistemas de drenagem destruídos com as chuvas.

Ontem, 26, Kleinübing esteve em Florianópolis com o governador e prefeitos das cidades atingidas para pedir ao Governo do Estado menos burocracia na liberação dos recursos para pagamentos de obras de manutenção. Somente em Blumenau, desde o dia 23 de novembro, foram gastos R$ 11 milhões em manutenção e a previsão é que outros R$ 36 milhões sejam necessários nos próximos quatro meses.
SERÁ QUE ANGRA PRECISA DESSE DINHEIRO TODO, SERÁ QUE ESSA PRESSA DE DEMOLIR AS CASAS NÃO É PARA JUSTIFICAR TODO ESSE DINHEIRO, NÓS SABEMOS QUE PARA O GOVERNO FEDERAL LIBERR VERBA PARA CALAMIDADE TEM QUE TER UMA JUSTIFICATIVA DOS GASTOS. PORQUE DEMOLIR AS CASAS COM TANTA PRESSA, PORQUE NÃO FOI FEITO ISSO ANTES E COM ORGANIZAÇÃO, E AGORA PARA ONDE VÃO TODAS ESSAS PESSOAS. PORQUE O PESSOAL DO GOVERNO ESTA COM TANTA PRESSA E TÃO NERVOSO SERÁ QUE É POR CAUSA DO $$$$$$$$$.
PESSO A TODA A POPULAÇÃO QUE PENSE, POR QUE UM GOVERNO QUE GASTA 1 MILHÃO COM UM BANHEIRO E 80 MILHÕES NA FRAUDE DAS CARTAS MARCADAS IMAGINA O QUE VÃO FAZER COM 200 MILHÕES SEM NINGUÉM PARA FISCALIZAR.

CIDADÃO ANGRENSE disse...

Transparência Angra acho que vcs tem que dar mais ênfase a questão do dinheiro que a prefeitura esta pedindo ao governo Federal e Estadual para reconstruir a cidade. Isso é muito importante e temos que investigar e fiscalizar esse dinheiro que vai vir.

1º - Eu li o relatório da prefeitura de Angra sobre a tragédia para ser entregue ao governo Federal, onde a prefeitura pede mais de 200 milhões. No relatório a prefeitura coloca 11 km de estradas destruídas e mais 9 km de estrada danificada. Pelo que sei não temos nenhuma estrada destruída, todas as estradas estão liberadas. Temos sim estradas danificadas como, por exemplo, a estrada da Vila Velha. Eles colocaram que precisam recuperar 3 mil metros quadrados de pavimentação que foram destruídas eu andei por toda a cidade e não vi toda essa quantidade de pavimentação destruída, vi sim muito deslizamento em cima de pavimentação.
E colocaram também que foram destruídas 1.207 casas e mais 300 danificadas, todo mundo sabe que não teve essa quantidade toda de casas destruídas é a prefeitura que esta destruindo muitas dessas casas. Então explica porque a prefeitura esta destruindo todas essas casas nos morros da cidade numa velocidade enorme.

2º O governo Tuca não conseguiu até hoje a liberação do dinheiro do governo Federal para fazer as casas populares que ele prometeu na campanha, ele vem com um discurso mentiroso como sempre dizendo que isso é coisa de oposição. Só que nós sabemos que o dinheiro para construção das casas não foi liberado porque o projeto da prefeitura tem erros. Tem erros nos valores e principalmente no terreno a onde seriam construídas as casas. Mais uma vez a incompetência desse governo não deixa as coisas andarem.
Então vamos refletir: essa tragédia caiu como uma luva para o Tuca ele vai receber muito dinheiro sem nenhuma fiscalização, sem precisar licitar nada e de uma forma rápida vai resolver a divida que ele tem com a população de Angra. Vai construir as casas com o dinheiro da tragédia e depois vai fazer propaganda em cima disso. Vai dizer nas próximas eleições que foi o governo que mais fez casas populares em Angra.
Não se esquecendo do desvio de boa parte desse dinheiro, vai gastar 30 mil nas casas usando produtos de quinta e vai colocar que gastou 50 mil.

3º Então com esse raciocínio vemos porque a prefeitura de Angra esta com tanta pressa de destruir essas casas, tem casas que vão ser destruídas que hoje não tem nenhum perigo para comunidade, elas podem estar irregulares mais não precisava destruir essas casas agora, poderiam fazer primeiras as casas e depois remanejar essas famílias. Angra vai ficar um caos, não vai ter mais casas para alugar para todo esse povo e vão ter que construir as casas rápido para colocar todas essas famílias. E ainda tem a robaleira e a politicagem na hora de entregar essas casas.

Isso tudo é para o povo refletir, não pense que um governo que trabalha com empreiteiras envolvidas em corrupção, não pense que um governo que no seu primeiro dia aumenta todos os seus salários, não pense que um governo que faz um banheiro de mais de 1 milhão, não pense que um governo que nunca se preocupou com a educação e saúde do povo e não pense que um governo que todo mundo sabe esta até o pescoço de denuncias de corrupção e que só não vai todo mundo preso porque a prefeitura tem muito dinheiro e a justiça do Brasil não presta. Não pense que esse governo ficou bonzinho alguma coisa tem por trás disso tudo..
E vcs querem saber o que: MUITO $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$