sexta-feira, 31 de julho de 2009

GRIPE CORRUPÇÃO




Robert Klitgaard, um estudioso em crimes contra o patrimônio público, aponta que a corrupção é um crime de cálculo e não de paixão. Ou seja, o comportamento corrupto deriva menos da carência de princípios morais ou éticos, do que das condições materiais que permite que ele ocorra. De acordo com essa teoria, a corrupção envolve principalmente três variáveis: a oportunidade para ocorrer o ato ilegal, a chance de a ação corrupta ser descoberta e a probabilidade do autor ser punido.

Fazendo uma na análise dessas variáveis idealizada por Klitgaard, conclui-se que a administração pública nas ultimas décadas em Angra, em especial dos governos do ETERNO CICILIANO e seu sucesso BONECO DE VENTRÍLOQUO, é fértil em oferecer oportunidades para a corrupção. Veja-se, por exemplo, os excessos de cargos em comissão que esses dois governantes inconsequentes têm nomeado. Tais cargos, em quase toda sua totalidade, são preenchidos por apadrinhados políticos, amigos e familiares dos políticos, em descaso aos critérios de competência técnica. Por sua vez, o controle externo que deveria ser exercido pelos partidos de oposição como elemento inibidor da corrupção, revela-se frágil e fixam-se basicamente aos aspectos formais sem participação popular.

No entanto, o crescimento da capacidade de investigar e descobrir os esquemas de corrupção talvez seja a melhor notícia sobre esse tema, graças, principalmente, aos blogs e a participação popular após as ultimas eleições, que vêm atuando de forma participativa, como há muito não se fazia nesta cidade.

Mas, isto por si só não basta, é necessário a movimentação do poder Judiciário por meio de ações populares, para que os corruptos e corruptores se sintam ameaçados pela punição iminente.

Contudo, devemos ter consciência que a probabilidade de ocorrer punição proporcional ao crime praticado é perto de zero. No Brasil as leis são feitas para punir o pessoal da senzala os da casa grande estão isentos de qualquer punição. O sistema judiciário brasileiro, moroso para favorecer o andar de cima da sociedade, oferece aos réus abastados um vasto leque de recursos, que acabam protelando os julgamentos e evitando, muitas vezes, a punição dos culpados. Os advogados não precisam despender muito esforço em provar a inocência do cliente acusado de corrupção. Preferem a interposição dos mais variados recursos, com objetivos protelatórios, na expectativa, freqüentemente confirmada, de que os crimes prescrevam.

A inevitável conclusão é que a corrupção no Brasil continua a ser um crime sem castigo. E enquanto as instituições não forem capazes de punir os culpados, continuaremos a assistir às quadrilhas assaltarem os cofres públicos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Dr:Cláudio Carneiro:"O Erro de muitos políticos é esquecerem que foram eleitos;ficam achando que foram ungidos".Isso acontece com o Fernando Jordão e seus sucessores desqualificados e incompetentes,que continuam com slogan"Rouba Mais Faz", a última foi oferecer um grande coquetel para nossos Magistrados.Como disse em um comentário no T.Angra a mãe trabalhadora descreveu muito bem...Há Cargos tão importantes em sua representatividade, que não podemos,nos envolver com corruptos e Quadrilhas formadas para desvio do dinheiro público nossa cidade está marcada por esses oportunistas,que continuam a persuadir até os nossos Magistrados. ..Morador do Frade Trabalhador,Honesto,Paulo Roberto de Almeida.

Anônimo disse...

A tese de que maior o volume de recursos maior a corrupção se confirma no caso de Angra. O montante de recursos oriundos dos repasses das atividades petrolífereras nunca serão suficientes para sanar as desigualdades, pelo contrário: é percebido que junto ao dinheiro cresce uma nova casta de corruptos, cuja ignorância e práticas lembram os coronéis coloniais. A Justiça, a quem recorremos, é estampada nos informes publicitários, subserviente aos quem podem comprá-la.

Anônimo disse...

O dificil disso tudo Doutor, é saber que milhares de jovens vão morrer sem ter no mínimo acesso a educação; que poderia lhes dar um destino mais digno. No entanto irão morrer na famigerada guerra do tráfico de drogas.

Anônimo disse...

Mas podem viver com a educação e como forma de avançar sobre o tempo perdido por que não um programa de educação digital, é assim que eles chamam,leiam no blog do pdt. Vi gostei e aqui em casa já são dois filhos fazendo.Uma menina de 17 e um de 19.Meio Ambiente e Legislação Trabalhista.Vi gostei estamos usando e recomendo.Uma mãe preocupada com o futuro de seus filhos.Isso não é propaganda não , é serio.