terça-feira, 16 de junho de 2009

TV-COM NA VANGUARDA


Leonel Brizola foi o primeiro político da esquerda brasileira a entender a importância da disputa simbólica, travada a partir dos meios de comunicação de massa. Brizola, como ele dizia, tinha luz própria e sabia passar para os populares as reais causas do atraso do desenvolvimento humano no Brasil.

O PT tem boa discussão a respeito e adotou políticas públicas importantes via Ministério da Cultura, mas infelizmente, sem querer parecer preconceituoso, por ter o Lula baixa instrução (odeia ler) deixou o ministério das Comunicações com o PMDB de Helio Costa, que faz o jogo do oligopólio de poucas famílias que controlam a mídia gorda.

Entre os partidos de esquerda, o PSOL tem mostrado excelente atuação nesta área, sobretudo no mandato do deputado federal Ivan Valente. Há poucos dias, o deputado estadual pelo Rio Marcelo Freixo, também do PSOL, fez um pronunciamento digno de quem se põem a serviço do povo carioca, apontando a irresponsabilidade da TV Globo em usar, num seriado, um criminoso no papel de um corregedor de polícia.

Agora, vale lembrar que as críticas esporádicas não bastam: é preciso elaborar e lutar pela construção de um projeto de comunicação popular e democrática em todos os níveis, municipal, estadual e federal.

Apenas quando a esquerda como um todo (partidos, academia e movimentos sociais, estudantis e sindicais) abraçar esta luta é que vamos começar a vislumbrar uma democracia real para o Brasil.

Na nossa Angra dos Reis, a esquerda ideológica por meio deste advogado, do pedagogo Zé dos Remédios, com a colaboração de toda equipe da TV-COM e Blogs, tem exposto os reais problemas do nosso município a população. Com uma programação extremamente democrática com participação intensa da população, a TV-COM e os blogs vêm fazendo o que os políticos de oposição a muito não fazem.

A luta pela ética é a nossa principal bandeira, mas, jamais deixaremos de empunhar a bandeira da opção pelo povo do Brasil, que um dia, como dizia Darcy Ribeiro, se transformará em uma nova Roma.

3 comentários:

Anônimo disse...

Dr. mais uma traição

A exatamente três domingos atrás, estiveram reunidos no sítio do Valtinho no Zungu, Tuca, Essiomar e Aurélio, depois de comer uma deliciosa picanha, Aurélio mais uma vez traiu aqueles que lhe estenderam o braço, e voltou novamente para os braços do Fernando,não foi em vão que ele compareceu na TV CCS, seria interessante convida-lo para perguntar pessoalmente , sobre oque o vereador José Antonio falou em plenário, " Farnando e Aurélio juntos no PR. Já está tudo fechado é só aguardarmos para vermos.


Logo postaremos as fotos do encontro.

Anônimo disse...

Veja esse caso que aconteceu em Pernambuco e foi votado pelo TRE, é exatamente igual ao de Angra, o prefeito e o vice estão inelegíveis, então não poderiam ser diplomados.

Justiça Eleitoral cassa diploma do deputado federal Charles Lucena
Publicidade

colaboração para a Folha Online

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Pernambuco declarou nulo nesta terça-feira o diploma do deputado federal Charles Lucena (PTB-PE), que ocupa desde abril deste ano a vaga de Carlos Wilson Campos (PT-PE), morto naquele mês. Ele ainda pode recorrer.

A decisão do tribunal seguiu o parecer do Ministério Público Eleitoral, emitido pela Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco.

Lucena foi declarado inelegível por três anos --contados a partir da eleição de 2006-- em razão de uma ação da Procuradoria Eleitoral de Pernambuco, que o acusou de praticar abuso de poder econômico e político durante a campanha eleitoral daquele ano, quando foi candidato a deputado federal.

Mesmo assim, Lucena --terceiro suplente da coligação entre PRB, PT, PTB, PMN e PCdoB-- assumiu o cargo de deputado federal depois que o primeiro e o segundo suplentes da coligação, Silvio Costa e Fernando Antônio do Nascimento, já haviam tomado posse.

Segundo o procurador regional eleitoral Fernando José Araújo Ferreira, o diploma de Lucena foi anulado assim que ele foi declarado inelegível, no dia 13 de agosto de 2008. "Mandatos conquistados dessa maneira não podem ser admitidos em respeito aos princípios democráticos estabelecidos pela Constituição Federal", afirmou.

Robson Santos disse...

Olá,
Segue texto de divulgação.
Não há necessidade de publicá-lo.
"Acontecerá nos dias 23 e 24 de junho, das 09:00h às 17:00h, no Colégio Naval a Conferência Municipal de Educação de Angra dos Reis.
Momento importantíssimo de co-responsabilidade Governo e Sociedade.
Algumas considerações:
O Plano resultante deve ter alcance de mais de duas gestões. É plano de Estado e não de Governo.
Deve ser aprovado na Câmara Municipal e então torna-se LEI.
Não se refere apenas à rede municipal de ensino mas a todos os processos e organizações educacionais inclusive a privada.
É um plano que "...organiza a vontade coletiva." como diz o MEC.
Deve ter ampla participação popular e das organizações focadas na educação.
Angra dos Reis tem uma Tese Guia criada pela Secretaria de Educação e Conselho Municipal de Educação com eixos, diretrizes, objetivos e metas a serem referendadas pela democracia participativa nesta Conferência.
Já houve a Pré-Conferência. O debate está adiantado embora faltem, naturalmente, pontos inovadores em termos de emancipação social e cidadã que só a participação mais decidida e criativa da sociedade podem trazer.
A dinâmica do evento: credenciamento, solenidade de abertura, palestra(s), aprovação do Regimento Interno da Conferência, GT - Grupos Temáticos de discussão (onde os participantes que não são delegados tem direito a VOZ), Plenária, escolha dos delegados à Conferência Estadual.
Que esta Conferência realmente junte o que há de melhor em Angra dos Reis e que o resultado corporificado no texto do Plano seja uma síntese sábia da participação técnica e da política."