quinta-feira, 9 de abril de 2009

A ORIGEM DA CRISE


Na Idade-média a ideologia dominante e as idéias reformadoras formaram-se numa grande edificação que se chamava catedral; hoje o centro de intercambio humano é em outra grande edificação que se chama shopping center. O shopping center não é apenas a nova praça, a nova catedral, é também a nova universidade. O shopping center ocupa um espaço fundamental na formação da ideologia do século XXI. Acabou-se a praça, o jardim ou a rua como espaço público e de debate das idéias. O shopping center é o único espaço seguro e o que cria a nova mentalidade de consumo como único meio de ser feliz. Uma nova ideologia do medo da exclusão, do medo da expulsão do paraíso do consumo e por extensão da catedral das compras.
Só que os capitalistas esqueceram-se das previsões de Marx, e novamente o fantasma das previsões do velho sábio barbudo assombra o paraíso do consumo.
Será que vamos voltar à praça, à rua, ao bar ou à universidade? À filosofia?

2 comentários:

Anônimo disse...

Querido professor,
Parabéns pela matéria!
Excelente reflexão sobre a realidade do caos.
Basta assistirmos tv, lermos os jornais. A falta de cultura, o excesso do consumo vem devastando toda sociedade.
Realmente o shopping center ocupa um espaço significativo na formação da ideologia do século XXI.
Vamos lutar!
A luta é o nosso prazer!
Um abraço.
Sua aluna.

Anônimo disse...

Ai ai ai professor,

tá bonbando mesmo...