segunda-feira, 6 de julho de 2009

RECEITA CONTRA CORRUPÇÃO


“O primeiro dever do homem em sociedade é de ser útil aos membros dela; e cada um deve, segundo as suas forças físicas ou morais, administrar, em benefício da mesma, os conhecimentos, ou talentos, que a natureza, a arte ou a educação lhe prestou. O indivíduo, que abrange o bem geral duma sociedade, vem a ser o membro mais distinto dela; as luzes, que ele espalha, tiram das trevas, ou da ilusão, aqueles, que a ignorância precipitou no labirinto da apatia, da inépcia e do engano.”
(Hipólito José da Costa)


Há muito que a corrupção assombra como um espectro a sociedade brasileira. Desde a chegada dos primeiros colonizadores, as práticas de favorecimento pessoal, tráfico de influências e desvio de recursos públicos têm sido uma constante. Nada, entretanto, parece poder ser comparado com a situação atual. A máquina pública foi, em muitos municípios e em alguns estados da federação, capturada por quadrilhas que se abrigam em determinados partidos políticos e atuam impunemente.

O caso aqui em Angra dos Reis talvez seja, apenas, o exemplo mais eloquente. As denúncias que pesam contra o prefeito ETERNO CICILIANO e o BONECO DE VENTRÍLOQUO, este último eleito pelo PMDB no esquema de corrupção que caracteriza o fenômeno alastrado pelo Brasil afora, trazem à tona uma parte dessa lama repugnante que é produzida pelos palácios habitados pela medíocre elite política de nossa nação.

Um olhar sobre o Senado da República nos trará o caso do senador Sarney, esta figura que há muitos já deveria esta no lixo da história, acusado de todas as velhas praticas que transformou o Estado Maranhão no mais miserável da União, mesmo tendo um potencial de recursos naturais invejável.

Pois bem. Parece que chegamos ao fundo do poço. É preciso lembrar, entretanto, que a conivência ou a participação de políticos nesta rede criminosa vem sendo assegurada, a cada eleição, pelas escolhas realizadas pelo povo brasileiro, particularmente por aquela parcela que costuma afirmar sua desilusão com a política. Os que não gostam de política são, exatamente, os eleitores do ETERNO CICILIANO, BONECO DE VENTRÍLOQUO, SARNEY e seus parceiros.

A despolitização vale dizer: a falta de consciência política é terreno fértil para a proliferação da demagogia, para o estabelecimento dos vínculos de clientela e para o abuso do poder econômico nos processos eleitorais. Talvez, exista uma receita para se evitar aquele tipo de voto que costuma eleger corruptos. A coisa é bem simples: repare no discurso do candidato. Se ele prometer que irá resolver um problema seu, cuidado. Essa é a senha para a pilantragem. Se ele, além disso, lhe oferecer alguma vantagem determinada como dinheiro, emprego, auxílio, pagamento de alguma conta, material de construção, etc. chame a polícia. Afinal, você estará diante de um criminoso comum e é sempre bom fazer alguma coisa logo, antes que aquele sujeito alcance uma fatia de poder e ponha em prática seu programa verdadeiro: assaltar os cofres públicos.

6 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Dr.Cláudio,

Brilhante sua explanação.

Como moradora dessa cidade que escolhi para morar e que partricipo da política desde ano 2000, quando transferi meu titulo pra cá, me sinto assim desestimulada pela falta de fiscalização, condenação, punição e reparação dos erros cometidos nas duas gestões do ex-prefeito.

Na última eleição até o último voto tive esperança. Esperança que a única opção de candidato que tinhamos, fora a continuidade - pois o primo do prefeito foi escolhido a dedo para continuar com o comando da família Jordão, ganhasse.

Acho que apenas dois candidadatos é muito pouco para uma cidade muito rica como Angra. Dois candidatos marcados por partidos que não levam uma história muito boa das suas últimas gestões e então escolhi meu candidato apostando nas pessoas e não no partido por trás dela.

Nas o que vi durante a campanha foi uma eleição muito desleal. O governo passado no desespero de perder o pote de ouro que é a nossa prefeitura, junto com os empreiteiros que superfaturaram milhares de obras e praças e maquiagem no governo passado, envestiram pessado com a verba para elegerem o primo do prefeito e apostaram em vários vereadores, para assegurar o cala boca da Câmara para todos os desmandos que planejavam para os próximos 4 anos.

O que mais dói é que as fraudes foram muito claras e muitas pessoas viram, ouviram, ganharam e agora? Não haverá reparação para tamanha vergonha?

Pelo que tenho ouvido e lido sobre os processos que ainda se arrastam no Tribunal Eleitoral não deixa dúvida que o primo do ex-prefeito entrou mas raspando e principalmente porque comprou "comprou" seus votos.

E digo mais, será que quem vendeu está satisfeito até agora? Quando ele precisa usar o único meio de transporte a Senhor do Bonfim e pagar com tarifas reajustadas e quando ele precisa fazer um exame médico e uma consulta ou uma cirurgia será que tem valido a escolha nas urnas?

Não.

Não mesmo porque o que ele vê é que garantiram seus sálarios desde a última gestão, trocaram de carros para andarem com mais conforto e segurança. Ajeitaram a vida de amigos e parentes deixando a prefeitura e repartições com pessoas descomprometidas e despreparadas para atenderem o povo. Contrataram médico, enferemeiros com parentescos ligados a políticos ou aqueles que tem valor para arrebanhar mais eleitores apostando nas próximas campanhas e o povo?

Que se danem!

Mais uma vez repito estão brincando com vidas, estão brincando com pessoas trabalhadoras e honestas que mereciam uma vida melhor e digna. Pois somos uma das cidades mais ricas desse Brasil.

Anônimo disse...

Como educadora,percebo que essa neutralidade(aparente ingenuidade)tem servido perversamente para cristalizar a conceopção de homem passivo(que não é estimulado a reagir)E que a falta de consciência política e o individualismo são úteis para reforçar a ideologia vigente.E cabe a nós "entendermos"nosso papel fundamental pois não existe legislação nem posições neutras.Ficar alienados e inertes significa ser conivente com esta ideologia imposta .Embora nosso quadro não seja animador ,necessitamos de motivações para agir. Cultivar a criatividade ,a solidariedade ,a igualdade ,a democracia ,sem transgredir no campo dos valores,no âmbito da leitura crítica da realidade.Enfatizando que igualdade não quer dizer uniformidade como nos faz crer o neoliberalismo.(Educação como princípio na formação de nossos cidadãos.Parabéns pela preocupação com a nossa sociedade.

resistência disse...

Percebo de meus inimigos críticas caluniosas que não são idéias, mas, sim, insultos.
Tenho consciência das minhas limitações. Contudo, tento a cada dia me superar, procurando no amor ao próximo não um estimulo vital, mais do que isso, uma obsessão para tornar-me uma pessoa melhor.
Como disse OSCAR WIDER em um de seus belos texto: “Para o pensador, o fato mais trágico na Revolução Francesa não foi que Maria Antonieta tenha sido morta por ser rainha, mas que os camponeses famintos da Vendée tivessem concordado em morrer defendendo a causa do feudalismo.” Essas contradições humanas que não consigo entender.
Mas, a vida não é feita somente de contradições e insultos, existem coisas belas como os dois comentários acima. Agradeço profundamente o enriquecimento deste humilde espaço com seus comentários, que, diga-se de passagem, são notadamente belos e sinceros.

Anônimo disse...

Dr. Claudio,
não comungo com suas idéias comunistas absurdas, mas parabéns pelo texto em que coloca O POVO como responsável pelos seus atos!
O que deve ser divulgado em todos os BLOGS Angrenses é que o povo precisa, antes de votar, verificar em quem se vota, e votar com consciência, independente se do partido A ou B , mas que vote sabendo aquilo que se faz!!

Anônimo disse...

Fico feliz de poder compartlhar ,com pessoas comprometidas e preocupadas, com as Políticas Públicas do nosso Município ,pois clamamos por Socorro nos seguimentos mais importantes das p.públicas: Saúde,Educação,Desenvolvimento,S.Ação Social ,estamos com os serviços essenciais sendo oferecidos de péssima qualidade, Temos esperança do julgamento justo, do Exmo.Juiz Eleitoral Dr:Carlos Manuel.

Anônimo disse...

Não quero acreditar que o Juiz Carlos Manoel vai ceder às pressões desses bandidos. Ele tem filho e sabe muito bem o que essas pessoas estão fazendo com a nossa cidade, acho que ele deveria andar um pouco pela cidade e ver a pobreza e a fome que várias pessoas estão passando. Com esse dinheiro todo que esse governo e o governo Jordão estão roubando da nossa cidade daria para ajudar muitas pessoas, pessoas essas que estão morrendo por falta de estrutura.
Dr. Carlos Manoel vc sabe o que está acontecendo em nossa cidade, na verdade todos nós sabemos, então vc tem uma responsabilidade enorme, se o Sr Não for digno e tomar a decisão correta todas essas mortes vão cair na sua ALMA, não pense só no Sr vc já tem uma profissão digna e com um ótimo salário. O Sr é pai e não deve saber o que é passar fome, não ter médico e nem escola para seus filhos, e é isso que esta acontecendo em nossa cidade com toda essa corrupção que esta na cara de todos. Só os comparsas da família Jordão estão cada vez mais Ricos. E o Sr sabe muito bem disso.
Então a responsabilidade desse povo e dessa cidade está em suas mãos, pense a quantidade de crianças o Sr pode salvar com a sua caneta, não tenha medo estamos do seu lado. Não pense só no Senhor, o Sr tem uma responsabilidade com todas essas pessoas..
Pense em deus e não nos homens..