sexta-feira, 31 de julho de 2009

GRIPE CORRUPÇÃO




Robert Klitgaard, um estudioso em crimes contra o patrimônio público, aponta que a corrupção é um crime de cálculo e não de paixão. Ou seja, o comportamento corrupto deriva menos da carência de princípios morais ou éticos, do que das condições materiais que permite que ele ocorra. De acordo com essa teoria, a corrupção envolve principalmente três variáveis: a oportunidade para ocorrer o ato ilegal, a chance de a ação corrupta ser descoberta e a probabilidade do autor ser punido.

Fazendo uma na análise dessas variáveis idealizada por Klitgaard, conclui-se que a administração pública nas ultimas décadas em Angra, em especial dos governos do ETERNO CICILIANO e seu sucesso BONECO DE VENTRÍLOQUO, é fértil em oferecer oportunidades para a corrupção. Veja-se, por exemplo, os excessos de cargos em comissão que esses dois governantes inconsequentes têm nomeado. Tais cargos, em quase toda sua totalidade, são preenchidos por apadrinhados políticos, amigos e familiares dos políticos, em descaso aos critérios de competência técnica. Por sua vez, o controle externo que deveria ser exercido pelos partidos de oposição como elemento inibidor da corrupção, revela-se frágil e fixam-se basicamente aos aspectos formais sem participação popular.

No entanto, o crescimento da capacidade de investigar e descobrir os esquemas de corrupção talvez seja a melhor notícia sobre esse tema, graças, principalmente, aos blogs e a participação popular após as ultimas eleições, que vêm atuando de forma participativa, como há muito não se fazia nesta cidade.

Mas, isto por si só não basta, é necessário a movimentação do poder Judiciário por meio de ações populares, para que os corruptos e corruptores se sintam ameaçados pela punição iminente.

Contudo, devemos ter consciência que a probabilidade de ocorrer punição proporcional ao crime praticado é perto de zero. No Brasil as leis são feitas para punir o pessoal da senzala os da casa grande estão isentos de qualquer punição. O sistema judiciário brasileiro, moroso para favorecer o andar de cima da sociedade, oferece aos réus abastados um vasto leque de recursos, que acabam protelando os julgamentos e evitando, muitas vezes, a punição dos culpados. Os advogados não precisam despender muito esforço em provar a inocência do cliente acusado de corrupção. Preferem a interposição dos mais variados recursos, com objetivos protelatórios, na expectativa, freqüentemente confirmada, de que os crimes prescrevam.

A inevitável conclusão é que a corrupção no Brasil continua a ser um crime sem castigo. E enquanto as instituições não forem capazes de punir os culpados, continuaremos a assistir às quadrilhas assaltarem os cofres públicos.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

QUANTO MAIOR A DEMOCRACIA MAIOR A CORRUPÇÃO


Infelizmente a história tem demonstrado que o texto de HUXLEY, baixo, está correto. Não consigo entender o porquê que a ganância é superior ao altruísmo, definitivamente entendo que a humanidade levará muito tempo para entender que dividir o pão é o caminho para a verdadeira felicidade.


“Os homens são atormentados pelo pecado original dos seus instintos anti-sociais, que permanecem mais ou menos uniformes através dos tempos. A tendência para a corrupção está implantada na natureza humana desde o princípio. Alguns homens têm força suficiente para resistir a essa tendência, outros não a têm. Tem havido corrupção sob todo o sistema de governo. A corrupção sob o sistema democrático não é pior, nos casos individuais, do que a corrupção sob a autocracia. Há meramente mais, pela simples razão de que onde o governo é popular, mais gente tem oportunidade para agir corruptamente à custa do Estado do que nos países onde o governo é autocrático. Nos estados autocraticamente organizados, o espólio do governo é compartilhado entre poucos. Nos estados democráticos há muito mais pretendentes, que só podem ser satisfeitos com uma quantidade muito maior de espólio que seria necessário para satisfazer os poucos aristocratas. A experiência demonstrou que o governo democrático é geralmente muito mais dispendioso do que o governo por poucos.”

(Aldous Huxley, in 'Sobre a Democracia e Outros Estudos)

sexta-feira, 24 de julho de 2009

CAI A MÁSCARA DO IMPÉRIO DE OBAMA


O assunto não interessa a mídia gorda, que é controlada pela direita, e a notícia ainda é pouco divulgada: o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA (equivalente ao nosso Itamaraty) disse, em entrevista coletiva, que “não houve golpe em Honduras”.
E mais: afirmou que o episódio "deve servir como lição" para o presidente eleito Zelaya, numa referência à proximidade entre o presidente deposto de Honduras e o presidente da Venezuela, Hugo Chavez.
O golpe de estado desferido em Honduras foi uma versão mais planejada que os EUA tentaram contra Hugo Chavez em 2002.
Alguns analistas independentes já tinham previsto que o golpe em Honduras tinha sido planejado pela CIA (Serviço de Espionagem Americana), pois o Império do norte não ia admitir a onda esquerdista que a América Latina embarcou (Venezuela, Equador, Bolivia, Honduras e Nicaragua).
Aqui em terras tupiniquim continua tudo como antes no quartel de Abrantes: submissão total ao capital selvagem e muita, mas muita corrupção!

É MUITA PROMISCUIDADE PARA MINHA MORAL CORROMPIDA


...enquanto os homens exercem seus podres poderes
morrer e matar de fome, de raiva e de sede
são tantas vezes gestos naturais...
(Caetano Veloso)


O apedeuta que chegou ao cargo de presidente da República do Brasil com a ajuda da esquerda, onde me incluo, e a anuência da direita mais reacionária do planeta que comanda essa infeliz nação desde o fatídico dia 31 de março de 1964, tem razão.
Os crimes não são iguais, e todos não devem ser punidos com pena de morte: o menino que assalta e mata tem toda uma história de fome, humilhação, violência e ódio da própria sociedade que o criou; o monstro que estupra pode ser um doente mental; o terrorista que explode bomba matando seus inimigos poderá fazê-lo por desespero onde a Justiça só teve olhos para os poderosos.
Agora aquele que rouba o dinheiro público deve sim sofrer a pena capital. Aquele que rouba o erário é o causador de todas as misérias da sociedade, dele que nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais e isso deve ser motivo de pena capital por puro humanismo.
Talvez, Lula saiba mais do que eu quem deve ser condenado à pena capital, e por esta razão defenda com tanta paixão seus comparsas.
Chegará o dia em que o Brasil se tornará uma grande nova Roma, que nosso povo será educado para poder escolher com consciência os seus governantes e não em troca de um saco de comida. E ai, Lula, Sarney, Renan e tantos outros irão para o lixo da história.

domingo, 19 de julho de 2009

SAÚDE!


Hoje é o dia internacional da cerveja, e como bom apreciador do liquido mais consumido no planeta depois da água, não poderia deixar de prestar homenagens aqueles que com um copo na mão e uma boa idéia na cabeça, ajudaram, com criatividade, a transformar o mundo num lugar menos chato para viver: Karl Marx, Vinicios de Morais, Pixinguinha, De Paula, Chico Buarque, Tarso de Castro, Dolores Duram, Lupicinio Rodrigues, Oscar Niemeuer, Fausto Wolff, João Gulart, Cartola, Di Cavalcante, Pablo Picasso, Martinho da Vila, Ziraldo, Millôr, BB King, Oscar Wider, Pablo Neruda, Mao Tse-Tung e tantos outro que eu adoraria compartilhar uns litros de cerveja.
Há, sim, ia me esquecendo do maior deles: Jesus Cristo!

domingo, 12 de julho de 2009

ELES SÃO OS CORRUPTOS ANGRENSES


Eles possuem uma fé, que santifica o roubo e a corrupção; desprezam tudo o que para nós cidadãos de bem é sagrado (educação, saúde e liberdade), e promovem tudo o que nos é destrutivo e repulsivo socialmente (prostituição infantil, fome, perversão sexual, analfabetismo, doenças e etc...).

Vivem como parasitas da sociedade que eles corrompem, mantém sua coesão por meio da divisão do roubo do dinheiro público, são criaturas ardilosas, perigosas e hostis aos homens de boa vontade. Não se misturam com pessoas honradas; e estimulam á intriga e a desunião entre os homens honestos, uma vez que os consideram inimigos de morte.

Arruínam as raízes da sociedade; trabalham em segredo puxando armas no escuro, como vampiros ocultos na noite, para demolirem as fundações sociais do povo hospedeiro; infectam o corpo político e corrompem os órgãos estatais e as administrações públicas a tal ponto que estas sucumbem.

Assim, a desordem que fomentam em todos os âmbitos; só lhes pode ser proveitosa; porque a “anarquia” e a ruína do povo que parasitam; é o seu elemento de vida.

Uma cidade jamais será livre e justa, enquanto à roubalheira for gerada dentro de si mesma, com corruptores, traidores do povo e sabotadores de uma sociedade livre, movendo-se livremente dentro dela, infeccionando e corrompendo tudo o que há de bom nesse povo.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

MARX ETERNAMENTE


Ninguém entendeu mais os malefícios que o amor exagerado pelo dinheiro causa ao homem do que KARL MARX. Vejam o que ele disse a respeito:

"Quanto menos comes, bebes, compras livros, vais ao teatro e ao café, pensas, amas, teorizas, cantas, sofres, praticas esporte, etc., mais economizas e mais cresce o teu capital. És menos, mas tens mais. Assim, todas as paixões e atividades são tragadas pela cobiça." ( Karl Marx)

segunda-feira, 6 de julho de 2009

RECEITA CONTRA CORRUPÇÃO


“O primeiro dever do homem em sociedade é de ser útil aos membros dela; e cada um deve, segundo as suas forças físicas ou morais, administrar, em benefício da mesma, os conhecimentos, ou talentos, que a natureza, a arte ou a educação lhe prestou. O indivíduo, que abrange o bem geral duma sociedade, vem a ser o membro mais distinto dela; as luzes, que ele espalha, tiram das trevas, ou da ilusão, aqueles, que a ignorância precipitou no labirinto da apatia, da inépcia e do engano.”
(Hipólito José da Costa)


Há muito que a corrupção assombra como um espectro a sociedade brasileira. Desde a chegada dos primeiros colonizadores, as práticas de favorecimento pessoal, tráfico de influências e desvio de recursos públicos têm sido uma constante. Nada, entretanto, parece poder ser comparado com a situação atual. A máquina pública foi, em muitos municípios e em alguns estados da federação, capturada por quadrilhas que se abrigam em determinados partidos políticos e atuam impunemente.

O caso aqui em Angra dos Reis talvez seja, apenas, o exemplo mais eloquente. As denúncias que pesam contra o prefeito ETERNO CICILIANO e o BONECO DE VENTRÍLOQUO, este último eleito pelo PMDB no esquema de corrupção que caracteriza o fenômeno alastrado pelo Brasil afora, trazem à tona uma parte dessa lama repugnante que é produzida pelos palácios habitados pela medíocre elite política de nossa nação.

Um olhar sobre o Senado da República nos trará o caso do senador Sarney, esta figura que há muitos já deveria esta no lixo da história, acusado de todas as velhas praticas que transformou o Estado Maranhão no mais miserável da União, mesmo tendo um potencial de recursos naturais invejável.

Pois bem. Parece que chegamos ao fundo do poço. É preciso lembrar, entretanto, que a conivência ou a participação de políticos nesta rede criminosa vem sendo assegurada, a cada eleição, pelas escolhas realizadas pelo povo brasileiro, particularmente por aquela parcela que costuma afirmar sua desilusão com a política. Os que não gostam de política são, exatamente, os eleitores do ETERNO CICILIANO, BONECO DE VENTRÍLOQUO, SARNEY e seus parceiros.

A despolitização vale dizer: a falta de consciência política é terreno fértil para a proliferação da demagogia, para o estabelecimento dos vínculos de clientela e para o abuso do poder econômico nos processos eleitorais. Talvez, exista uma receita para se evitar aquele tipo de voto que costuma eleger corruptos. A coisa é bem simples: repare no discurso do candidato. Se ele prometer que irá resolver um problema seu, cuidado. Essa é a senha para a pilantragem. Se ele, além disso, lhe oferecer alguma vantagem determinada como dinheiro, emprego, auxílio, pagamento de alguma conta, material de construção, etc. chame a polícia. Afinal, você estará diante de um criminoso comum e é sempre bom fazer alguma coisa logo, antes que aquele sujeito alcance uma fatia de poder e ponha em prática seu programa verdadeiro: assaltar os cofres públicos.